Conheça algumas ações que compõem a extensão do PROESTAR (Programa Qualidade de Vida, Saúde Mental e Bem-estar), vinculada ao Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia da FAINOR (NEPPSI):
Projeto Acolher
Refletindo a essência do nosso programa, que se propõe a ser um abraço caloroso para a comunidade de Vitória da Conquista (BA), Acolher é mais do que um nome, é um compromisso de estarmos presentes, de ouvir e apoiar, proporcionando um ambiente de segurança e empatia para aqueles que precisam. Com base nisso, o Acolher organiza grupos de psicoeducação, com foco no acolhimento, escuta empática e orientação. Os atendimentos são realizados por alunos extensionistas supervisionados por profissionais de Psicologia, no Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia (NEPPSI).
PAPsi – Pronto Atendimento Psicológico
O Projeto Pronto Atendimento Psicológico (PAPsi) oferece atendimento psicológico no formato de Plantão Psicológico e Psicoterapia Breve para alunos, colaboradores da FAINOR e comunidade em geral. Seu objetivo é promover o bem-estar psicológico, oferecendo um ambiente seguro e confidencial para lidar com questões emocionais, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Além disso, busca fornecer apoio emocional para enfrentar desafios pessoais, acadêmicos ou profissionais que possam surgir. Essas práticas e atendimentos ocorrem no Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia da FAINOR (NEPPSI).
Psicologia em Foco
Visa a oferta de workshops práticos sobre técnicas de relaxamento, mindfulness, comunicação assertiva, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento pessoal e interpessoal. Além disso, busca a realização de palestras educativas sobre saúde mental, abordando temas como gerenciamento do estresse, promoção da autoestima e prevenção do suicídio, ministradas por profissionais e extensionistas qualificados. O programa também inclui campanhas de conscientização, focadas em reduzir estigmas e disseminar informações relevantes, e eventos comunitários, como feiras de saúde e rodas de conversa, organizados por discentes supervisionados por profissionais da Psicologia, que poderão ser adaptados conforme as necessidades e interesses da comunidade.