pesquisa
Inicialmente concebido como um programa de extensão, o PROESTAR (Programa Qualidade de Vida, Saúde Mental e Bem-estar) na FAINOR agora se transforma em uma linha de pesquisa. Professores e alunos da instituição podem unir esforços para desenvolver projetos de pesquisa que aprofundem o entendimento e promovam soluções inovadoras para questões relacionadas às temáticas deste programa. Essa transformação permitirá a criação de novos conhecimentos e práticas que beneficiem tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Vitória da Conquista (BA).
linha de pesquisa
Qualidade de Vida, Saúde Mental e Bem-estar
GRUPO DE PESQUISA
Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica e Saúde Mental (GPAS)
Prof. responsável: Me. Lucas Marques Santos
O GPAS realiza pesquisas de abordagem quantitativa, abarcando duas grandes áreas, psicometria e saúde mental. O GAPS foi criado com três principais objetivos: I) investigar variáveis de saúde mental e personalidade; II) criar e adaptar instrumentos psicológicos; III) pesquisar variáveis de saúde mental no contexto do trabalho. Atualmente o GAPS possui dois projetos de pesquisa em andamento:
Projeto de Pesquisa I - Autoeficácia acadêmica, saúde mental, personalidade e procrastinação: um estudo com universitários brasileiros – O projeto tem como objetivo principal investigar se há associação entre procrastinação, autoeficácia acadêmica, personalidade e saúde mental (ansiedade e depressão) em estudantes universitários brasileiros.
Projeto de Pesquisa II - Redesenho do trabalho, personalidade e saúde mental: um estudo entre trabalhadores da saúde – O projeto tem como objetivo investigar se há relação entre personalidade, ansiedade, sintomas depressivos e redesenho do trabalho em uma amostra de trabalhadores da saúde.
Atuais integrantes: Ana Beatriz Santos Castro, Jeovana Freire de Oliveira e Ricardo Lima dos Santos
projeto de pesquisa
Estratégias e abordagens interdisciplinares para o bem-estar e saúde mental de estudantes
Prof. responsável: Me. Weslley Gomes de Araújo Valadares
Ementa: Este projeto investiga as correlações entre diversas problemáticas enfrentadas pelos acadêmicos, incluindo, mas não se limitando a, ansiedade e estresse. Utilizando metodologias quantitativas e/ou qualitativas, em uma perspectiva interdisciplinar, busca-se analisar como diferentes variáveis podem afetar o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde mental dos discentes. A pesquisa explora a importância de construtos como a autocompaixão no aprimoramento do desempenho acadêmico e no desenvolvimento de uma formação profissional mais positiva. O projeto, inicialmente focado na ansiedade, visa expandir-se para abarcar outras questões relevantes às vivências acadêmicas.
Atuais integrantes: Ricardo Lima dos Santos e Saulo Albert