top of page
  • Foto do escritorPROESTAR (FAINOR)

Explorando a Pesquisa Acadêmica no PROESTAR: Uma Entrevista com o Professor Lucas Marques e sua Orientanda Jeovana Freire

O Programa Qualidade de Vida, Saúde Mental e Bem-estar (PROESTAR), vinculado ao Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia da FAINOR (NEPPSI), é uma iniciativa que busca promover a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida. Recentemente, o programa se expandiu, evoluindo de uma atividade de extensão para uma linha de pesquisa acadêmica, proporcionando aos estudantes uma experiência prática enriquecedora.


No coração dessa transformação, estabelecemos uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica e Saúde Mental (GPAS), liderado pelo professor Me. Lucas Marques Santos. Esse grupo tem como foco o desenvolvimento de instrumentos psicométricos e a pesquisa quantitativa em áreas como saúde mental, personalidade e saúde do trabalhador. Atualmente, o GPAS desenvolve dois projetos de pesquisa: o primeiro explora a relação entre procrastinação, autoeficácia acadêmica e saúde mental em universitários brasileiros; o segundo investiga o impacto do redesenho do trabalho na saúde mental de profissionais da saúde.


Em entrevista para o blog do PROESTAR, o professor Lucas Marques compartilhou insights sobre o GPAS e a importância da pesquisa acadêmica:





Professor Lucas, o que vocês estudam no grupo GPAS?


“O GPAS foi criado para pensar no desenvolvimento de instrumentos psicométricos e em uma abordagem quantitativa. Estudamos variáveis relacionadas à saúde mental, personalidade, saúde do trabalhador e, recentemente, também abordamos temas como procrastinação e autoeficácia.”


O que motivou você a se envolver com pesquisa acadêmica na área de saúde mental e psicometria?


“A oportunidade de criar um grupo de pesquisa na FAINOR foi um grande motivador. Observamos uma lacuna nas publicações voltadas para amostras brasileiras, tanto de estudantes quanto de trabalhadores. Queremos preencher essa lacuna e contribuir para o avanço do conhecimento na área.”


Quais são os benefícios de se envolver em pesquisa acadêmica durante a graduação?


“A pesquisa acadêmica oferece inúmeros benefícios. Os estudantes se familiarizam com o processo científico, desenvolvem habilidades críticas e aprendem a identificar a qualidade das produções científicas. Além disso, é uma oportunidade de se inserir na pesquisa e produzir ciência.”


O que é a abordagem quantitativa e por que ela é importante para as pesquisas do GPAS?


“A abordagem quantitativa não se relaciona estritamente ao modo de se coletar dados, mas sim, especialmente, ao modo como os dados serão manipulados e interpretados. Então, quando a gente pensa em correlações, quando a gente pensa em comparar médias de grupos, estamos pensando em uma análise específica de dados”.


O que você diria para um estudante que tem interesse em pesquisa, mas acha que não tem experiência suficiente?


“A pesquisa é uma das áreas mais democráticas que existem, pois é extremamente acolhedora. As habilidades necessárias para a pesquisa científica e a iniciação científica são desenvolvidas e aprimoradas ao longo do processo, com o apoio e orientação de um professor. Portanto, mesmo sem experiência prévia, o melhor momento para começar é agora”.


Além da visão do professor Lucas, ouvimos também a perspectiva de uma de suas orientandas, Jeovana Freire de Oliveira. Ela compartilhou suas impressões e expectativas ao ingressar no projeto:


“Meu interesse por pesquisa surge principalmente da curiosidade. Vejo a pesquisa como uma forma de expandir o processo de aprendizagem e aproveitar as oportunidades que surgem durante a graduação. No momento, tudo é muito novo e um pouco confuso, pois não tenho nenhuma experiência e ainda não sei exatamente como será na prática, mas estou com boas expectativas e espero voltar aqui no futuro para compartilhar como foi a experiência. De modo geral, acredito que a pesquisa e a extensão são formas de ver a psicologia em ação e de ampliar as possibilidades para o futuro profissional!”


O PROESTAR, ao integrar pesquisa e extensão, oferece aos estudantes do curso de Psicologia da FAINOR uma formação acadêmica robusta, que vai além da sala de aula. Através do GPAS, os estudantes têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios de saúde mental que nossa comunidade enfrenta. Se você é um estudante interessado em pesquisa, essa é a hora de se envolver e expandir seus horizontes acadêmicos!


Fique atento às novidades do PROESTAR e aos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo GPAS. Estamos apenas começando uma jornada promissora rumo a um futuro onde a saúde mental e o bem-estar são prioridades em nossa comunidade.

Comments


bottom of page